Via 040 moderniza postos de atendimento aos usuários da BR-040

Mais conforto, atenção e acessibilidade para os usuários da BR-040. São estes os principais ganhos obtidos com a modernização de 20 postos de atendimento aos usuários presentes na rodovia, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). Em 24 de janeiro, a Via 040 entregou o primeiro posto modernizado, localizado no Km 51 da BR-040, em Luziânia (GO), que conta com espaços mais amplos e acessibilidade total para acolhimento de motoristas e passageiros.

Os postos de atendimento ao usuário, posicionados em média a cada 45 km da BR-040, entre Brasília e Juiz de Fora, ficam abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana, e oferecem espaços para descanso, banheiros e fraldário, além de canais de comunicação com a Via 040. A previsão é de que até março de 2016 as obras de modernização dos 20 postos de atendimento estejam concluídas.

“Estamos implantando na BR-040 um dos sistemas mais modernos do mundo quando o assunto é o atendimento aos usuários de rodovias, totalmente acessível. Queremos que motoristas e passageiros enxerguem os postos de atendimento da Via 040 como um ponto de apoio seguro e confortável, onde ele poderá descansar ou resolver qualquer questão relacionada à sua viagem de forma rápida, sempre com cortesia e eficiência”, explica o diretor de Operações da Via 040, José Aparecido de Oliveira.

Porto Seguro para o Usuário

Os postos de atendimento fornecem um importante auxílio para os usuários, na maioria das vezes, em situações totalmente inesperadas. A auxiliar administrativa Rayane Rodrigues de Carvalho, de Brasília (DF), viajava pela BR-040 à noite com o marido e o bebê quando o veículo teve uma pane mecânica, próximo a um posto de atendimento da Via 040. “Seguimos até lá, onde fomos prontamente recebidos pela equipe e pude cuidar melhor do meu filho, pois o posto dispõe de fraldário, além de uma estrutura completa que oferece conforto ao usuário. Em poucos minutos a equipe da Via 040 guinchou o carro e nos levou para Paracatu (MG), que era a cidade mais próxima. Foi um alívio”, relembra Rayane.

Para ela, esse tipo de serviço é extremamente necessário. “É uma segurança saber que quando o usuário precisar, a equipe está a postos para auxiliar, pois a maioria dos motoristas receia prestar socorro a outros condutores”, completa.

O bancário Flávio Barretto, de Porto Alegre (RS), fazia uma visita a um cliente em Vazante, na região Noroeste de Minas Gerais. Era noite e chovia muito quando o carro teve uma pane e precisou ser guinchado. “Consegui contato com a Via 040 e a equipe me levou ao posto de atendimento. Lá pude descansar antes de retomar a viagem. Este serviço é de suma importância por uma série de fatores, como segurança, por exemplo. É um porto seguro para os usuários”, relata o usuário.

Segundo o gerente de Operações da Via 040, André Araújo, a modernização dos pontos de apoio, além de proporcionar mais conforto, trouxe mudanças como nova sinalização que facilita a identificação por parte do usuário, iluminação eficiente e monitoramento por câmeras, melhorias que proporcionam mais segurança. “Os postos de atendimento acabam se transformando em pontos de referência da rodovia. O usuário sabe que ali encontrará ajuda nas mais diversas situações, desde o acesso a banheiros higienizados e fraldário até auxílio em casos de emergências médicas. Isso é muito importante, principalmente em trechos mais isolados da BR-040, com menor densidade de empreendimentos comerciais, caso de postos de combustíveis”, explica.

André Araújo acrescenta que, nos postos de atendimento, os usuários podem obter informações úteis sobre trajetos e indicações sobre serviços básicos como unidades de saúde, rede hoteleira e borracharias da região. Ele ressalta que nesses locais ficam posicionadas as equipes da Via 040 que prestam o atendimento na rodovia, como socorro médico e mecânico, e a frota composta por ambulâncias, guinchos e viaturas de inspeção, dentre outros equipamentos.

Prédios Sustentáveis

Os postos de atendimento foram modernizados seguindo preceitos sustentáveis, com uso de tecnologia verde. O sistema construtivo tem baixo impacto ambiental e reduz em até 85% a geração de resíduos pela obra. A técnica empregada permite ganhos de isolamento acústico e térmico, o que se reflete em um uso mais racional de energia elétrica, por exemplo. Outra vantagem é que, por se tratarem de estruturas pré-fabricadas, o processo de montagem traz menos riscos para os colaboradores envolvidos na obra, além de melhorar as condições de trabalho.

As edificações respeitam todos os padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência, como rampas, piso tátil e atendimento direcionado para usuários com deficiência auditiva.

LOCALIZAÇÃO DOS POSTOS DE ATENDIMENTO

Quarta faixa da Free Way reduz em 27% os óbitos em...

4 POSTOS DE ATENDIMENTO EM GOIÁS

Posto de Atendimento 1

Valparaíso de Goiás - Km 0

Posto de Atendimento 2

Luziânia - Km 51

Posto de Atendimento 3

Cristalina - Km 96

Posto de Atendimento 4

Cristalina - Km 148

18 POSTOS DE ATENDIMENTO EM MINAS GERAIS

Posto de Atendimento 5

Paracatu - Km 43

Posto de Atendimento 6

Paracatu - Km 86

Posto de Atendimento 7

João Pinheiro - Km 130

Posto de Atendimento 8

João Pinheiro - Km 173

Posto de Atendimento 9

João Pinheiro - Km 223

Posto de Atendimento 10

Três Marias - Km 271