MICHELIN Best Driver, programa de educação no trânsito para jovens, fecha edição de 2015 no RJ

Não é novidade que, entre as principais infrações cometidas pelos brasileiros ao volante, estão o excesso de velocidade e o uso de celular. Porém, o trânsito do Rio de Janeiro traz um dado particular: as maiores vítimas fatais dos acidentes são os pedestres. Segundo dados do Ministério da Saúde, eles representam 70% das mortes no trânsito da cidade, seguidos pelos passageiros dos carros (15,4%) e pelos motociclistas (13,8%).

A fim de engajar o público jovem, que representa 25% dos acidentes fatais no país, tornando-o protagonista e multiplicador de hábitos seguros, a Michelin tem levado o tema a universidades do país. No dia 11 de novembro, será a vez da PUC-Rio receber a iniciativa, que foi desenvolvida no Brasil e já tem servido de inspiração para a criação de programas similares, da empresa, em outros países, como Espanha, Estados Unidos e China.

Com apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o MICHELIN Best Driver pretende contribuir para a promoção de um trânsito mais seguro e saudável nas cidades e está alinhado com o movimento global da "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", lançado pela ONU em 2011 e cuja meta é a redução em 50% das mortes no trânsito até 2020.

COMO FUNCIONA - Além da realização de um talk show comandado pelo apresentador Felipe Solari, com a participação do escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati e do piloto profissional de motociclismo Leandro Mello, será instalado, na instituição de ensino, um simulador, que testará a performance dos estudantes com cenas cotidianas.

Desenvolvido com a tecnologia inovadora do universo dos games, o simulador proporcionará com total realismo, por meio dos óculos 3D (Rift) e de sua movimentação, a vivência das situações do cotidiano ao participante.

Para conscientizar os jovens sobre a forma de dirigir, o programa traz outra novidade: Siggo – serviço inteligente, de baixo custo e de fácil instalação – solução da Sascar para pessoas físicas. Desenvolvida para proteger carros e motos, será instalada por cerca de um mês no carro de 100 universitários de cada instituição participante do programa, onde através da telemetria será monitorado o desempenho veicular de cada estudante, ou seja, mensura o nível de segurança da condução do motorista no período avaliado.

Serão avaliados quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas, além do excesso de velocidade. Com base nos dados apurados, os estudantes serão classificados em uma escala de zero a 100. Quanto maior a pontuação, mais segura a condução do motorista.

O 1º colocado de cada universidade ganhará uma viagem à França, para visitar a sede, as pistas e o museu da Michelin em Clermont-Ferrand (a lista dos finalistas será divulgada em www.michelin.com.br/michelinbestdriver).

Para apoiar as ações e metas pela segurança viária, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Michelin também promoverá na universidade a campanha #SaveKidsLives, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a ONG YOURS (Youth Road Safety). Com o slogan “Juntos pela segurança no trânsito”, o movimento visa recolher o maior número possível de assinaturas no website www.savekidslives2015.org, por meio de uma adesão eletrônica, rápida e fácil. Além disso, a empresa promoverá ação Pressão Certa em algumas das universidades participantes que sensibilizará os jovens sobre a importância da pressão correta do pneu para a segurança no trânsito.

CANAL COM OS JOVENS

Para atrair a atenção dos jovens e contribuir para a conscientização sobre o tema, o programa traz uma página no Facebook, com uma linguagem divertida, interativa e lúdica (www.facebook.com/MichelinBestDriverBrasil). Levando o assunto além das universidades, o espaço, lançado em agosto de 2014 e que já conta com mais de 180 mil seguidores, trará mais do que dicas sobre segurança: nele, os internautas poderão também acompanhar, de forma interativa, o desafio dos estudantes.

MICHELIN E A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Há mais de um século, a missão da Michelin é contribuir para a melhor mobilidade, com o compromisso de oferecer aos clientes, por meio de produtos e serviços, mais eficiência, menor impacto ambiental e, principalmente, mais segurança.

Muitos são os exemplos de ações que demonstram o comprometimento da empresa com o tema. No Brasil, a campanha “Pressão Certa”, realizada em parceria com revendedores, tem por objetivo informar aos motoristas sobre a importância da utilização da pressão correta nos pneus para sua segurança. Iniciativas de sensibilização e educação para o trânsito, em parceria com o DETRAN, também ilustram algumas das ações da empresa no país.

Programas lançados por instituições como o GRSP – Global Road Safety Partnership, que atua na Ásia com destaque também no Brasil, e o apoio à divulgação das GOLDEN RULES (Regras de Ouro no Trânsito) da FIA - Federação Internacional de Automobilismo, traduzem igualmente o compromisso da Michelin com o tema.

1. Usar sempre o cinto de segurança (motorista e carona)
2. Respeitar o código de transito
3. Respeitar os limites de velocidade
4. Verificar regularmente os pneus (pressão, sem esquecer do estepe)
5. Sub efeitos de álcool ou de remédios, não dirigir (dirigir sempre em plena consciência)
6. Usar cadeiras infantis para as crianças (assento apropriado - proteger as crianças)
7. Não usar o celular ao dirigir (manter a atenção, não se distrair)
8. Parar quando estiver cansado
9. De moto, sempre usar o capacete
10. Ser gentil e atencioso

O engajamento com o desenvolvimento sustentável pode ser também exemplificado através da realização, desde 1998, do Michelin Challenge Bibendum. O evento, que já teve o Brasil como sede em 2010, é considerado o maior fórum mundial sobre mobilidade urbana, com mais de 10.000 participantes registrados na última edição. Em 2014, o cenário foi a cidade de Chengdu, na China, com a presença dos maiores atores do segmento do transporte.

AGENDA MICHELIN BEST DRIVER

21 de outubro de 2015: Rio de Janeiro

Local: Estácio Tom Jobim

Endereço: Avenida das Américas, 4200 bloco 11 - Centro Empresarial Barra Shopping - Campus Tom Jobim - Barra da Tijuca

Horário 1º talk show: das 11h00 às 12h30

Horário 2º talk show: das 18h00 às 19h30

30 de outubro de 2015: Ribeirão Preto

Local: Estácio Uniseb (Ribeirão Preto)

Endereço: Rua Abrahão Issa Halach, 980 – Ribeirânia – Ribeirão Preto/SP

Horário talk show: das 09h00 às 10h30

05 de novembro de 2015: Brasília <

Quarta faixa da Free Way reduz em 27% os óbitos em...