Instituto CCR e Empreende Aí concluem 1º curso de empreendedorismo exclusivo para caminhoneiros

Formação reuniu candidatos da Bahia, Minas, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

O Instituto CCR – gestor social do Grupo CCR – e a escola de negócios Empreende Aí, especializada em criar e dirigir projetos de educação popular, reuniram-se novamente de maneira online, na noite desta quarta, 23 de junho, para celebrar a conclusão de um dos projetos mais marcantes do portfólio de parcerias: "O empreendedorismo para caminhoneiros (as)", primeira formação do país pensada para transformar em empreendedores de si próprios, mulheres e homens, que vivem do esforço da boleia. Educar também é empoderar, ensinou a iniciativa. Na via Dutra, o projeto conta com apoio da CCR NovaDutra.

O curso apresentou e aprofundou competências e habilidades estratégicas para quem deseja empreender a partir dos seguintes temas: Autoconhecimento, Gestão Financeira, Oportunidades em Momentos de Crise, Planejamento de Gestão do Tempo, orientados para a realidade dos candidatos. Durante 30 dias a programação reuniu 28 homens e 5 mulheres, vindos dos estados da Bahia, Minas, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, em busca de crescimento, novas experiências e também de "novas amizades", como disse um dos alunos, no momento aberto ao depoimento livre dos convidados.

"Falamos todos os dias em mobilidade urbana, mas quando se trata de caminhoneiras e caminhoneiros, temos que ir além, para entender a entrega humana que significa a dedicação desses profissionais para o crescimento do Brasil. Entrega de corpo e alma ao trabalho. Postura de quem jamais desiste de transportar insumos, matérias-primas, alimentos, vacinas e demais itens de valor e muita utilidade", afirmou Tonico Pereira, diretor de comunicação e sustentabilidade do Grupo CCR, em sua fala que emocionou os presentes e também abriu sorrisos, quando brincou dizendo: "E logo mais, poderemos fazer um grande churrasco, quando todos estivermos vacinados, para celebrar mais uma etapa tão importante de nossas vidas", concluiu.

E por falar em vidas, como é bonito conhecer um pouco mais dos sentimentos por trás do volante, dos candidatos que estiveram juntos durante a jornada de aprendizado. Exemplo marcante é da aluna que abriu a sessão de depoimentos.

Autônoma, guerreira, mãe e caminhoneira. Mulher de espírito forte e fala paciente. Desses seres especiais que transformam as perdas em combustível para chegar mais longe. Essa é a história de Vanessa Kalinca, 42 anos, caminhoneira há cinco, desde que herdou o Mercedes-Benz 1113, versão 1997, de baú e acabamento vermelho, quando seu esposo faleceu. "Decidi que seguiria o meu caminho, continuando o percurso que a vida me apresentava", diz Vanessa. Sua trajetória simboliza muito do que os caminhoneiros no país levam consigo: vontade de crescimento, muitos sonhos e grande satisfação em entrar na estrada, todos os dias, sem perder a calma, sem perder a alma.

"Estamos extremamente felizes por poder criar, de forma tão inovadora, junto com a CCR, um programa para valorizar caminhoneiros e caminhoneiras. Acreditamos que melhorar a vida deles, por meio da geração de renda e melhoria no trabalho, é o caminho. E, principalmente, estamos muito felizes em fazer parte da criação de um projeto único e tão inovador", comentou Jennifer Rodrigues, sócia-fundadora da Empreende Aí.


Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 25 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR. 

CCR ViaCosteira alerta sobre cuidados ao trafegar ...
Eco050 avança para fase final de construção de pon...