Na Via Dutra, projetos são realizados com o apoio da CCR NovaDutra 

O Instituto CCR – gestor social do Grupo CCR, da qual a CCR NovaDutra faz parte – ultrapassou a marca de 160 milhões de reais convertidos em inclusão social em seis anos de existência. Em 2020, foram 39 iniciativas, em 115 cidades do país, beneficiando 2,5 milhões de brasileiros. O resultado positivo foi divulgado no Relatório Anual, e contempla as ações feitas e a visão geral dos pilares do instituto.

O relatório compartilha os avanços que os programas proprietários conquistaram junto às comunidades, nos trechos administrados por concessionárias do Grupo CCR. Essa rede de iniciativas promoveu assistência, orientação e bem-estar aos nichos prioritários do instituto, em especial, professores, educadores, alunos e caminhoneiros.


Ações em combate à covid-19

Para amenizar efeitos da pandemia e atuar em outras situações emergenciais, o Instituto CCR agiu rapidamente e de maneira estratégica. Investiu mais de R$ 9 milhões no combate à Covid-19, em benefício de clientes e das comunidades. Realizou mais de 59,5 mil serviços de desinfecção de cabines de caminhões e doou mais de 557 mil itens para alimentação e higiene para os caminhoneiros, profissionais que simbolizam os desafios da rotina na estrada.


Combate às queimadas

O Instituto CCR atuou no combate às queimadas do Pantanal, investindo 500 mil reais na preparação de brigadistas que enfrentaram as chamas no bioma brasileiro – em parceria com os institutos: Homem Pantaneiro e SOS Pantanal. Foram entregues duas mil cestas básicas aos municípios de Corumbá e Miranda, no Mato Grosso do Sul. O combate à fome também foi destaque. Foram entregues 36 mil toneladas de alimentos para mais de 24 mil pessoas do ecossistema CCR.

"O Instituto CCR continuará apoiando as comunidades situadas em regiões de atuação da companhia, impactando, assim, um número cada vez maior de pessoas, promovendo sua inclusão social e contribuindo com as iniciativas em ESG do Grupo CCR", explica Cris Naum, gerente de comunicação e sustentabilidade do Instituto CCR.


Pilares do Instituto CCR

As iniciativas percorrem os pilares de Saúde, Cultura, Esporte, Cidadania, Educação e Geração de Renda, sempre orientados à Inclusão Social, conceito-chave para a governança da CCR.

Caminhos para a Cidadania

O programa Caminhos para a Cidadania é uma ação socioeducacional que promove a formação continuada e o empoderamento de educadores por meio da oferta de materiais, cursos à distância e estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da BNCC, nas Metodologias Ativas e nas Competências Socioemocionais. Desde 2020, já atendeu mais de 3,4 milhões de alunos, mais de 131 mil educadores e esteve em 118 municípios. Neste ano, no trecho da CCR NovaDutra, o programa atende 21.799 alunos e 983 educadores.

Desde o ano passado, o programa tornou-se 100% digital e os professores ganharam um novo protagonismo, uma vez que entendemos que eles são os agentes multiplicadores de todos os materiais que compartilhamos por aqui: acreditamos que investir na qualificação do professor é uma maneira de melhorar a qualidade dos conteúdos ministrados em sala. Saiba mais em: www.caminhosparaacidadania.com.br

Estrada para a Saúde

O Estrada para a Saúde é um programa pensado para a saúde do caminhoneiro, que oferece acompanhamento contínuo e gratuito. E mais: possibilita acesso a exames, tratamento odontológico e outros serviços para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida desse público. O programa, que ainda conta com campanhas e várias ações preventivas, ocorre nos trechos das concessionárias CCR NovaDutra, CCR RodoNorte, CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR SPVias e CCR ViaSul. Desde 2001, o programa beneficiou mais de 295 mil pessoas.

No trecho da CCR NovaDutra, o posto do Estrada para a Saúde está localizado no km 82 da via Dutra, sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP). O caminhoneiro pode realizar exames de glicemia, colesterol, pressão arterial, acuidade visual e cálculo de massa corpórea. Além disso, o caminhoneiro tem à sua disposição tratamentos odontológicos preventivos, como aplicação de flúor, restauração, raspagem de tártaro e extração simples.

Só de janeiro a junho deste ano, o Estrada para a Saúde na Dutra atendeu 1.146 caminhoneiros nos serviços gratuitos de enfermagem, odontologia e consultas médicas.

"Guiar um caminhão é realmente dirigir uma empresa. Envolve planejamento financeiro, visão de futuro, gestão do tempo e responsabilidade com o produto final. Entre outras atribuições e desafios que só a estrada pode apresentar. E para retribuir aos caminhoneiros e caminhoneiras do Brasil, um pouco do que fazem pela economia do País, o Instituto CCR investe a cada dia na melhoria e expansão deste projeto", completa Cris Naum.


Saiba mais em: https://www.institutoccr.com.br/projetos/saude/102374-estrada-para-a-saude

Geração de renda

Em 2020, o Instituto CCR iniciou a atuação em programas de empreendedorismo, apoiando o desenvolvimento das comunidades do entorno das nossas operações, promovendo equidade de oportunidades profissionais e inclusão social. Três iniciativas que fomentam a geração de renda receberam o apoio do Instituto, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de mais de 600 pessoas de periferias e comunidades que querem ter seu próprio negócio ou que buscam aprimoramento em suas atividades. Os projetos oferecem orientações práticas sobre gestão financeira e de equipe, marketing digital, logística, entre outros tipos de conhecimentos estratégicos para iniciar um negócio.

"Apoiamos alguns dos mais disruptivos projetos de empreenderismo no país. Fizemos ações especiais para mulheres negras, agentes das periferias, mulheres caminhoneiras, empreendedores de ocasião – pessoas que perderam tudo durante a crise e precisaram doar o melhor de si para continuar de pé – enfim, avançamos em muitas dimensões do pilar que melhor representa o amadurecimento da ideia de inclusão. Após incluir, o desafio é estimular a geração de renda consciente nas pessoas e nas comunidades que acolhem nossas iniciativas.", completa Cristine Naum, gerente de investimento social e sustentabilidade do Instituto CCR.

Rumo ao futuro

O Instituto CCR, com o apoio da CCR NovaDutra no trecho da Via Dutra, continuará apoiando as comunidades nas quais as suas concessionárias estão inseridas, impactando, assim, um número cada vez maior de pessoas, promovendo sua inclusão social e contribuindo com as iniciativas em ESG da companhia.

"Estamos prontos para acompanhar a expansão do Grupo CCR por meio de diversos programas e iniciativas, fortalecendo o nosso compromisso de apoio e inclusão social à comunidade.", conclui Cris Naum.