CCR ViaSul: mais de 1,6 mil pessoas são beneficiadas com o projeto ‘Caixola’ no RS

Iniciativa é promovida pelo Instituto CCR e aconteceu em três municípios do Estado com apoio da Concessionária 

Na última semana, a CCR ViaSul apoiou as apresentações do grupo Teatro a Bordo no Rio Grande do Sul. Os municípios de Três Forquilhas, Três Cachoeiras e Terra de Areia sediaram o espetáculo 'Caixola de Histórias para Ler e Ouvir', beneficiando mais de 1,6 mil pessoas.

Realizada de forma virtual, gratuita e aberta ao público, a ação reuniu artistas locais aos artistas do grupo que, em conjunto, contaram histórias e curiosidades de cada região, cada uma com suas particularidades.

E para quem acha que a distância poderia ser um fator negativo, a interação dos espectadores mostra exatamente o contrário, com uma participação ativa e maciça, inclusive de pessoas de outros municípios brasileiros. Na apresentação em Três Cachoeiras, por exemplo, o grupo Teatro a Bordo registrou o segundo maior público até agora de todas as cidades já visitadas, foram mais de 1,1 mil pessoas acompanhando o 'Caixola'. Acompanharam o encontro educadores de Santa Bárbara d'Oeste (SP), Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e Goiânia (GO).

"Foi nossa primeira 'visita' ao Rio Grande do Sul, e não poderíamos ter recepção melhor. Vimos muita interação dos participantes, tanto com os artistas quanto entre eles mesmos, contribuindo com histórias e curiosidades. E tudo isso só foi possível devido ao apoio e parceria dos representantes de cada cidade, que não mediram esforços para alcançar cada vez mais pessoas", explica Talita Berthi, coordenadora geral do projeto.

As apresentações do 'Caixola' foram transmitidas via Zoom, YouTube e na página do Facebook do Teatro a Bordo. Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, seguem os links das gravações de cada apresentação nos municípios do Rio Grande do Sul:

Três Forquilhas (20/07) - https://www.youtube.com/watch?v=tKWdARV5pUM&t=4460s&ab_channel=CaixoladeHist%C3%B3rias

Três Cachoeiras (22/07) - https://www.youtube.com/watch?v=cChFhXKPjbo&t=1922s&ab_channel=CaixoladeHist%C3%B3rias

Terra de Areia (27/07) - https://www.youtube.com/watch?v=T3m8rEXfCF0&t=6589s&ab_channel=CaixoladeHist%C3%B3rias

O Caixola de Histórias para Ler e Ouvir é apresentado pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em trechos de atuação das concessionárias do Grupo CCR: CCR ViaOeste, CCR ViaLagos, CCR ViaSul, CCR SPVias, CCR AutoBAn, ViaRio e CCR NovaDutra.

Experiência: histórias para ouvir, ler e viver

No ano de 2020, o Grupo Teatro a Bordo fez uma itinerância virtual com uma proposta bem semelhante, realizando Oficinas e criando Histórias para Ouvir de cada município atendido. Neste processo, os artistas e técnicos do grupo adquiriram experiência e técnicas de pesquisa, roteirização, gravação e edição de áudios, além de criação de ilustrações e edição de vídeos para disponibilização no YouTube. 


Sobre a CCR ViaSul: A CCR ViaSul é responsável pela administração, conservação, ampliação e operação de 473,4 quilômetros de rodovias no Rio Grande do Sul, conectando pontos de maior relevância econômica no Estado. A concessão passa por 36 municípios, distribuídos em quatro trechos: BR 290 (Freeway) – 98,1 kms entre Osório e Porto Alegre; BR 101 – 87,9 kms entre Osório e Torres; BR 386 – 265,8 kms entre Canoas e Carazinho e BR 448 – 21,6 kms entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A concessionária responde, ainda, pela operação do vão móvel da ponte do Guaíba.

Escolas públicas de SP e RJ ganham exposição e ati...
CCR ViaCosteira: Iluminação da Ponte Anita Garibal...