CCR ViaSul entra na reta final da implantação das primeiras passarelas na BR-101

Em breve, o usuário que trafega pela BR-101/RS terá mais um recurso que contribuirá para a sua segurança. A CCR ViaSul já está na reta final da implantação da primeira passarela, localizada no km 6, em Torres, previsto para fevereiro de 2021. Ainda, outras duas estruturas, uma no km 4 também em Torres e outra no km 44,5, em Terra de Areia serão entregues até fevereiro de 2021, num investimento de cerca de R$ 6 milhões.

Ao todo, a Concessionária irá construir 32 novas passarelas durante a Concessão. Dessas, 10 estão localizadas na BR-101, cujas obras já acontecem; 18 na BR-386, com as obras iniciando em 2021 e quatro na BR-290 (Freeway), com previsão de início para 2022.

Mais do que cumprir exigências contratuais, a implantação dessas passarelas visa garantir a preservação da vida dos vários pedestres que moram e trabalham nas cidades lindeiras às rodovias sob concessão da CCR ViaSul, que se arriscam diariamente na travessia desses locais. Ao utilizarem a passarela, esse risco é reduzido à praticamente zero, proporcionando mais segurança e tranquilidade em seu trajeto para o trabalho ou residência.

"Já presenciei muitos acidentes aqui nessa rodovia, principalmente atropelamentos. Essa passarela era um desejo antigo da população que agora foi concretizado, nos proporcionando muito mais tranquilidade e segurança. ", celebra o empresário João Batista que tem uma padaria em frente ao local da nova estrutura.

Todas essas novas estruturas contarão com tela de proteção no trecho de travessia sobre a pista para evitar que quaisquer resíduos sejam atirados na pista. As calçadas e passeios que dão acesso à rampa seguirão todas as exigências que garantem acessibilidade às pessoas com deficiência. Sistemas de drenagem também serão instalados em todas as entradas e saídas das rampas.

Da mesma forma, serão implantados pontos de parada de ônibus em todas as passarelas, desde que respeitem uma distância mínima de 3,5 quilômetros entre eles.

A CCR ViaSul também é responsável pela instalação e manutenção de toda iluminação dessas estruturas, bem como das câmeras que irão monitorar integralmente os locais por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) garantindo ainda mais segurança à população.


E vem mais por aí...

Até o 3º ano da Concessão, a CCR ViaSul deverá finalizar ainda outras três passarelas, todas na BR-101: uma em Torres (km 9,2), uma em Maquiné (km 62,1) e oura em Osório (km 77,7). Até o 5º ano, 28 passarelas serão entregues, garantindo maior segurança e conforto aos usuários. 

Arteris Intervias terá novas tarifas de pedágio a ...
Entrevias analisa retrorrefletância de sinalização...