CCR ViaCosteira celebra o Bicentenário de Anita Garibaldi

Com o tema 'Rosas para Anita', iluminação cênica da ponte estará na cor rosa e lilás 

Hoje dia 30 de agosto de 2021, a CCR ViaCosteira tem a honra de celebrar os 200 anos do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi - a heroína dos dois mundos. Por isso, é com muito orgulho e reconhecimento que a Concessionária homenageia, por meio da iluminação cênica nas cores rosa e lilás, o monumento imponente da ponte homônima, tão importante porta-voz em causas e campanhas de conscientização. Além disso, a Concessionária também produziu um vídeo oficial que celebra bicentenário e que foi veiculado para toda mídia catarinense.

O material que homenageia o bicentenário de Anita Garilbaldi destaca a beleza da ponte que leva o seu nome e deixa a bela e Santa Catarina ainda mais bonita. Cartão postal, ela tem sido uma importante porta-voz da CCR ViaCosteira na defesa de valores e causas de grande relevância para a sociedade. Durante esse ano, já estampou diversas campanhas e temas importantes como Dia do Meio Ambiente, segurança no trânsito, doação de sangue, aniversário de Santa Catarina e, agora, o bicentenário de Anita, aliado ao combate à violência contra a mulher. A atriz que protagoniza a heroína no vídeo é Cecília Coelho, pesquisadora da história de Anita Garibaldi e que já participou de diversos eventos e curta metragem interpretando a heroína como o especial ao turismo de Laguna para o programa Mais Você.

Descendente de portugueses vindos do arquipélago de Açores e filha de um tropeiro, numa época em que figuras femininas não costumavam ter destaque na sociedade e na história, Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva mudou o curso de sua vida ao conhecer o italiano Giuseppe Garibaldi. Com apenas 18 anos se uniu aos farroupilhas que desejavam separar-se do Brasil e fundar uma República. Assim, se iniciou a trajetória da heroína Anita Garibaldi, nascida em Laguna, e que recebe homenagens por seu bicentenário de nascimento.

Inaugurada em 2015, a Ponte Anita Garibaldi tem formato estaiado e está localizada no município de Laguna, no sul do estado de Santa Catarina. Além da sua beleza e encantamento é uma das maiores pontes do Brasil e que já é um símbolo do litoral sul do Estado. É a segunda ponte estaiada em curva do Brasil, com mais de 2,8 km de extensão em pista dupla, com 400 metros de vão central suspensos por 60 cabos de aço, duas torres que atingem mais de 50 metros de altura e 76 projetores, gerenciados por um software que define cores e ritmos das luzes que incidem sobre os 60 estais. Sua iluminação cênica é destaque na BR- 101Sul/SC, sendo que, no dia 8 de março de 2021, a CCR ViaCosteira junto com o Instituto Anita Garibaldi e a Prefeitura de Laguna reascenderam e inauguraram o novo sistema de iluminação marcado por um espetáculo de cor e emoção.

"Anita Garibaldi empresta seu nome à ponte na BR-101, num reconhecimento pelo seu heroísmo e seus ideais, pelos quais lutou ao longo de sua vida, tais como a igualdade entre as pessoas, desenvolvimento entre os povos, a democracia, a república. E agora, 200 anos depois, ela faz uma ponte entre quatro países: o Brasil, a Itália, o Uruguai e San Marino", destaca o diretor do Instituto CulturAnita, Adílcio Cadorin, autor da obra 'Anita: a guerreira da liberdade e da república'.

Além da iluminação cênica, a ponte possui 186 postes com lâmpadas de LED implantados pela concessionária ao longo dos 2.800 metros da estrutura, oferecendo mais segurança para quem trafega à noite. Toda a estrutura da Ponte Anita Garibaldi foi revitalizada e até o 36º mês de concessão será 100% monitorada por sistema de câmeras equipadas com detecção automática, aumentando ainda mais a segurança de todos que trafegam pela região. A energia elétrica consumida no trecho, inclusive na iluminação cênica da ponte, é paga pela Concessionária.

Durante a semana, a ponte estará nas cores rosa e lilás, para além das comemorações, também reforçar a mensagem da campanha 'agosto Lilás' que busca a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

"Sabemos da imensa responsabilidade que é administrar a BR-101 Sul/SC, que se torna ainda mais importante por conta da ponte Anita Garibaldi, marco histórico do Brasil, um monumento de grandeza ímpar, tal como foi Anita Garibaldi", destaca Fausto Camilotti, diretor-presidente da CCR ViaCosteira.

Hoje Anita Garibaldi, nomeia avenidas, ruas (como em Laguna e Florianópolis), bairros (como em Joinville),museus (em Laguna) e escolas em todo o país, já foi tema de escola de samba (Viradouro) no carnaval do Rio de Janeiro e sua história também já foi contada em filmes, livros e documentários, logo podendo ser considerada um símbolo do empoderamento feminino. Com o tema rosas para Anita uma flor híbrida foi criada na Itália em homenagem à nossa catarinense Anita Garibaldi, intitulado de "Rosa de Anita", que está plantada e à mostra para todos que visitam o museu "Casa de Anita Garibaldi", em Laguna.


CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.

CCR ViaSul: Estrada para a Saúde acontece em Grava...
CCR ViaCosteira informa cronograma semanal de obra...