CART orienta pedestres em Bauru na Semana Nacional do Trânsito

A Concessionária realizará uma série de atividades ao longo do Corredor Raposo Tavares por um trânsito mais seguro

Conscientização é o caminho para um trânsito mais seguro. Por isso, nesta Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, a Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) promoverá uma série de ações destinadas a motoristas, pedestres (adultos e crianças), ciclistas e motociclistas ao longo do Corredor Raposo Tavares. Também participará de atividades educativas como parceira de entidades e órgãos públicos. O objetivo é que cada um reflita como age no trânsito e passe a adotar posturas mais defensivas.

A Concessionária está engajada no Pacto Nacional para Redução dos Acidentes de Trânsito e na Década de Ações para Segurança Viária. Entre as ações da CART, que começaram no dia 11 e vão até o dia 25, estão orientações a pedestres e passeio ciclístico em Bauru. A primeira da série de quatro orientações a pedestres será neste sábado (17) no Calçadão da Batista de Carvalho, das 10h às 12h.

Atores da Secretaria Municipal de Cultura farão encenações alusivas ao tema. A CART distribuirá folhetos educativos que trazem orientações a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas (de carro, de ônibus e de caminhão). Também participam da atividade a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), Sest/Senat e Escoteiros.

Da mesma forma, a CART apoiará orientações a pedestres no dia 19, das 13h30 às 14h30, na Praça Portugal; no dia 22, às 12h30, na Emef Etelvino Rodrigues Madureira; e no dia 24, às 14h, na avenida Rosa Malandrino Mondelli. Em todas as orientações, a Concessionária distribuirá folheto da Semana Nacional do Trânsito.

“Como o motorista, o pedestre, o ciclista e o motociclista podem prevenir acidentes e mortes? O folheto contém dicas de como cada um pode contribuir”, explica Cassiana Caglioni, analista de desenvolvimento social da CART. Em Bauru, a CART também vai contribuir com a Semana Nacional do Trânsito fornecendo folhetos a mais de dez palestras informativas e vai fixar cerca de mil cartazes informativos nos ônibus do transporte coletivo.

Os colaboradores da Concessionária vão participar de palestra de conscientização por um trânsito mais seguro. Nivaldo Bautz, que é engenheiro de segurança do trabalho da Concessionária, irá ministrar palestras na sede da empresa no dia 19 à tarde e dia 20 pela manhã. Bautz também fará a palestra na CPFL Paulista Bauru, no dia 19, às 7h30.

A programação da Semana Nacional do Trânsito em Bauru termina com o Passeio Ciclístico da Primavera, que será realizado no dia 25 de setembro, com saída às 9h30 da Praça Portugal. A CART disponibilizará a ambulância necessária para ficar à disposição em caso de eventualidade. Para participar do passeio ciclístico basta doar um quilo de alimento não perecível, que será repassado a instituições de caridade. As inscrições podem ser feitas na Academia Saúde e Cia (Rua Caetano Sampieri, 4-80, Vila Universitária, telefone 3234-3534); Bike e Cia (Rua Boa Esperança, 8-08, Vila Seabra, telefone 3232-1099) e Microcamp (Avenida Rodrigues Alves, 5-50, Centro, telefone 2108-9792). No final do evento haverá sorteio de brindes.

120 mil folhetos educativos

A CART confeccionou 120 mil folhetos informativos da Semana Nacional do Trânsito e que também serão entregues nas praças de pedágio, nas bases de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) e aos colaboradores da concessionária e de empresas terceirizadas. Serão distribuídos nos postos de combustíveis Paloma (Santa Cruz do Rio Pardo), Cruzadão (Santa Cruz do Rio Pardo) e Alexandria (Nova Alexandria) ao longo do Corredor Raposo Tavares.

A programação da CART para a Semana Nacional de Trânsito ainda inclui caminhadas, instalação de antenas corta-cerol, bloqueios educativos para os motoristas, Ação Saúde & Cidadania, cartazes e outdoors informativos nos municípios do Corredor Raposo Tavares.

Além dos postos de combustíveis, são parceiros da CART na Semana Nacional do Trânsito: Sest/Senat, Prefeituras ao longo do Corredor Raposo Tavares, Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, AD Corretora de Seguros, Microcamp, Transurb, Brambila, Auto Socorro Lucca Junior, Projeto Trânsito Seguro de Assis, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Senac, Unoeste, São Francisco Resgate, Centro Universitário de Bauru (ITE) e empresas e escolas da região.

A CART administra o Corredor Raposo Tavares, formado pelas rodovias SP-225 (João Baptista Cabral Rennó), SP-327 (Orlando Quagliato) e SP-270 (Raposo Tavares), um total de 444 quilômetros entre Bauru e Presidente Epitácio.

Década de Ação pela Segurança

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança Viária. Os países membros têm de executar ações para reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. No Brasil, os ministérios das Cidades e da Saúde lançaram, em maio, o Pacto Nacional para Redução dos Acidentes de Trânsito com o objetivo de mobilizar a sociedade e reunir ações para reduzir pela metade o número de vítimas de acidentes de trânsito no País até 2020.

Programação da Semana Nacional do Trânsito

Região de Bauru

Dia 17 – Bauru – Orientações a pedestres às 10h, no Calçadão da Batista

Dia 19 – Bauru – Palestra às 7h30 na CPFL Paulista

Dia 19 – Bauru – Orientações a pedestres das 13h às 14h30 na Praça Portugal

Dia 19 – Bauru – Palestra de conscientização na CART (para colaboradores) à tarde

Dia 20 – Piratininga – Palestra Segurança no Trânsito às 8h e às 19h na Escola Eduardo Velho Filho

Dia 20 – Bauru – Palestra de conscientização na CART (para colaboradores) pela manhã

Dia 20 – Cabrália Paulista – Palestra sobre segurança no trânsito às 14h no Mirante Clube

Dia 22 – Bauru – Orientações a pedestres às 12h30 na Emef Etelvino Rodrigues Madureira

Dia 24 – Bauru – Orientações a pedestres às 14h na avenida Rosa Malandrino Mondelli

Dia 25 – Bauru – Passeio Ciclístico da Primavera às 9h30 na Praça Portugal

Como contribuir com um trânsito mais seguro*

Pedestre

  • Atravesse sempre a via na faixa de pedestres. Se não houver, escolha lugar onde tenha boa visão dos veículos e possa ser visto pelos motoristas
  • Respeite a vez do motorista. Nunca atravesse a Ra se o sinal estiver aberto para os carros, nem cruze a via em curvas ou túneis.

Ciclista

  • Evite trafegar junto a ônibus e caminhões, disputar espaço com veículos e pedalar onde não possa ser visto
  • Sempre sinalize as manobras com suas mãos para informar aos motoristas o que pretende fazer

Motociclista

  • Em trânsito lento, tome espaço como se fos se um carro e evite transitar entre as filas de veículos fazendo ultrapassagens perigosas e proibidas
  • Nunca pare atrás de veículo de grande porte, pois o condutor pode não ver a moto ao realizar manobras

Motorista de carro

  • Antes de sair ajuste a posição dos retrovisores e banco para sentir-se mais seguro e confortável
  • Use cinto de segurança e orienta os passageiros a usá-los, inclus
Quarta faixa da Free Way reduz em 27% os óbitos em...