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Uma prioridade nacional
11-09-2018 19:47
César Borges fala sobre a proposta Novos Caminhos para Concessões de Rodovias

O Brasil tem urgência em resolver os graves problemas que estão impedindo o desenvolvimento da sua infraestrutura rodoviária. Essa necessidade e as duas décadas de experiência na gestão de rodovias credenciam o Conselho Diretor da ABCR e seus associados a recomendarem caminhos e soluções para o setor. Essa intenção foi consolidada em 13 de setembro, quando a ABCR apresentou o documento Novos Caminhos para Concessões de Rodovias no Brasil, destinado a oferecer subsídios aos novos governantes e parlamentares brasileiros.


Os números reforçam essa legitimidade. Desde 1995, o setor já investiu cerca de R$ 180 bilhões em melhorias e operação das concessões sob sua gestão, uma malha rodoviária que inicialmente era de 600 km e hoje atinge 20.264 quilômetros de extensão, sendo 9.235 km de estradas federais. As melhores e mais seguras rodovias do país são as concedidas à iniciativa privada, conforme tradicional pesquisa realizada anualmente pela Confederação Nacional de Transporte.


A sociedade brasileira já compreende que, diante das dificuldades fiscais do poder público, a única alternativa para avançarmos, melhorando a infraestrutura brasileira, está na participação do capital privado, seja via programas de concessão, seja via as PPP. Uma legítima e inteligente solução, capaz de gerar avanços para a logística do País.


Mas, se existe unanimidade em relação a esses pontos, por que pouco acontece? Por que o País continua a mercê de visões corporativistas e equivocadas? Por que os programas de concessão de rodovias não são uma política permanente de estado, deixando de ser ferramenta para uso político e circunstancial de governos?


O fato é que, tecnicamente, estamos regredindo em infraestrutura logística. Ou assumimos de vez que o setor privado é o parceiro para reverter esse quadro dramático, desenvolvendo rodovias mais seguras e eficientes, ou continuaremos com perdas econômicas e de vidas nas estradas deste país.


Está mais do que na hora de termos uma visão de progresso e de longo prazo para o programa de concessões de rodovias. Concessão não é privatização ou construção, é prestação de serviço ao usuário. É fundamental, portanto, que se crie um ambiente favorável e efetivamente atraente para investidores locais e internacionais.


O Brasil precisa voltar a crescer urgente e de forma sustentável. Para isso, o programa de concessão de rodovias deve ser uma prioridade nacional. O desejo do Conselho Diretor da ABCR é que as recomendações do estudo Novos Caminhos para Concessões de Rodovias no Brasil se transformem em subsídios importantes para que os setores públicos e privados se unam na reconstrução da infraestrutura rodoviária do País.

César Borges
Presidente-executivo da ABCR


Fonte: Agência ABCR

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